quinta-feira, maio 12, 2005

EM PERSPECTIVA

Quando chegamos a um país, conhecendo relativamente pouco da sua história e cultura, procuramos de todas as formas "aprender esse lugar", é o que tenho procurado fazer.

Tenho tentado analisar e sentir este país sem estar enviesado por preconceitos ou estereótipos. Quando escrevi o post imagens sem livro, disseram-me: "Trata-te". Não seria muito inteligente da minha parte que eu, um latino com bem menos de 1,80m, moreno, olhos e cabelo castanhos, me dedicasse nas horas livres a branquear ou defender as atrocidades defendidas pelo projecto nazi - convenhamos!

O facto é que, embora não tenha a presunção de uma inteligência fora-de-série, também não gosto muito de sentenças ditadas do "alto", atestando a existência de uma só verdade.

A quem procure encarar outras perspectivas, sem juizos de valor, aqui ficam três leituras, que não me deixaram nada sossegado...um texto do Embaixador Alemão em Londres, uma entrevista do Embaixador Inglês em Berlim, e a abordagem da imprensa alemã à inauguração do memorial do holocausto em Berlim.

-MB-