sexta-feira, julho 22, 2005

PONTO DE ORDEM ESSENCIAL

Para todos em geral, mas em especial aos que por essa blogosfera me vão comparando à Ana Drago - rectius, a minha agenda à agenda do BE - venho informar o seguinte:
1) A discussão das chamadas qustões morais ou de costumes, muito embora seja muito atraente do ponto de vista da argumentação, da retórica e da mundividência de cada um, não ocupa, nem de perto nem de longe, o topo das minhas preocupações em matéria de redução do peso do Estado na vida das pessoas.
2) Não me reclamo liberal por ser a favor do aborto, da homossexualidade ou das drogas, até porque nunca manifestei as minhas posições sobre tais matérias, especialmente porque considero que ninguém tem nada que ver com o que penso sobre elas.
3) Bem ao invés, tenho manifestado a minha opinião sobre qual deve ser o papel do Estado relativamente a estas questões - tendencialmente nenhum, esclareço - e tenho repudiado a forma arbitrária e desigual comoo nosso sitema jurídico impõe modelos de comportamento privados que só podem ser subscritos por alguns.
4) Mais informo que não tenho nada contra homófobicos, homofilas, ganzados, heroinomanos, vegetarianos, pílulas do dia seguinte, abstinência sexual, bebedores compulsivos de Jameson, sexo em grupo, uniões de facto, famílias tradicionais, casamentos em Las Vegas, bacanais ou orgias, desde que ninguém me imponha nenhuma destas coisas e que me assegurem que todos podem escolher em liberdade se quer alguma delas.
5) Para os mais distraídos, o meu ponto é só o de que o ESTADO NÃO DEVE TER O PODER DE LIMITAR A FORMA COMO CADA UM CONDUZ A SUA VIDA PRIVADA, DEVENDO MANIFESTAR NEUTRALIDADE RELATIVAMENTE A TODOS OS COMPORTAMENTOS PRIVADOS E A TODAS AS DECISÕES QUE NÃO IMPLIQUEM COM A LIBERDADE DOS OUTROS.
Muito obrigada pela vossa atenção.
-FCP-

4 Comments:

Blogger Nuno Furtado said...

Terá sempre a minha atenção.

11:52 da tarde  
Blogger FTA said...

Parabéns ao pai e à mãe. Finalmente a direita (ou liberais ou lá como é que vocês se chamam uns aos outros) conseguiu um representante menos troglodita que a habitual maioria silenciosa.

Pelo menos, parece...

12:03 da manhã  
Blogger Tiago Mendes said...

Muito bom, Filipa, como sempre. E' de louvar a "coragem", embora isto lido assim possa parecer algo paternalista ou demeritorio. Mas num pais e sobretudo numa direita tao cheia de opinioes menos claras, so' fala assim quem nao e' gago. E, que merece, como esta' na moda, um forte "clap, clap, clap".

2:22 da tarde  
Blogger T. M. said...

http://aforismos-e-afins.blogspot.com/2005/08/liberalismo-moral-e-costumes-1.html

Agradeço que em indiquem outras "fontes" (interessantes) que me tenham escapado. Grazie.

2:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home