sexta-feira, julho 22, 2005

AVISO À NAVEGAÇÃO - FREITAS É O MEU CANDIDATO

Jorge Coelho vê-se obrigado de tempos a tempos vir a público dar a táctica, e pôr a banda a tocar, afinadinha, a mesma música. Foi assim no passado, e é também assim hoje com a questão das presidênciais.
Já anteontem, Jorge Coelho dedica a sua intervenção mais marcante da quadratura do círculo à questão presidêncial, deixando duas notas: a esquerda e o PS recusam-se a plebiscitar o salvador da pátria da direita, vão apresentar um candidato vencedor, vão à luta. E o PS tem que resolver esta questão "rapidinho"... Isto vai animar, exlamava. O mote estava dado!
No artigo que escreve no DN. Coelho não se inibe, baptiza o artigo de "As eleições presidenciais". Reafirma a tónica das intervenções na "Quadratura". E vai mais longe, definindo as caracteristicas do tipo de candidatura que deverá mobilizar o PS. Este artigo é claramente um aviso à navegação - Freitas é o seu candidato, e não parece estar com disposição para grandes debates sobre a estratégia presidencial. Ao escrevê-lo, Coelho cria as condições para Freitas avançar, vejamos:
"Em primeiro lugar, quero relembrar que os candidatos a Presidente da República devem surgir de personalidades ou movimentos em torno de personalidades. Não são representantes directos dos partidos." - Percebes Manuel Alegre!? Se não te calas, levas! Quem é a grande personalidade do momento, que do alto da sua qualidade de estadista se tem posto a jeito de um movimento deste tipo? Freitas!
"Em segundo lugar, quem se apresenta ao próximo acto eleitoral deve ter um projecto para o País e a capacidade de ser uma voz credível e que possa reflectir as várias correntes de pensamento, grupos sociais e em particular aqueles que nunca têm voz." - Não conheço quem tenha voz mais (in)credível e que no passado recente tenha dado provas de chegar a várias correntes de pensamento, ou grupos sociais, que o contorcionista político Freitas do Amaral (o tal que apoiava entusiásticamente Cavaco, que entretanto teria que se abster pois apesar de ter em grande conta o senhor, o seu patrão agora era o PS, e que finalmente se recusa a pebliscitar o salvador da pátria proposto pela direita).
"Cada coisa deve ser tratada no momento adequado. E o tempo para o PS tratar da questão presidencial está para breve, mas, como já referi, não cabe ao PS lançar, em nome do partido qualquer candidato." - ò poeta calas-te, e mandas calar as tuas tropas de uma vez por todas, ou é preciso eu ir aí abaixo!?
"...será tida em conta a necessidade de apoiar um candidato ganhador e que defenda os valores e os princípios que sempre nos nortearam. Questões como as da liberdade e da democracia, como a justiça social, a solidariedade, a defesa de um modelo de crescimento sustentado económico e a defesa de um Portugal com valores modernos, são temas que devem fazer parte dos princípios e dos valores da candidatura apoiada." - critérios suficientemente abrangentes para acomodar qualquer deriva ideológica ou política do Dr. Freitas. Neste saco cabem perfeitamente o Freitas fundador do CDS, o do PPE, o da ONU, o anti americano, o que pede a maioria para Barroso, o que a reclama para Sócrates, e por fim o Freitas ministro do PS. Freitas é definitivamente um homem de valores. Mutáveis, mas de valores.
"Queremos que no vértice do Estado português se encontre uma personalidade que se identifique com estes valores..." - Ora, é que nem de propósito, tenho aqui o homem que corresponde à sua descrição!
"Faltar fazer o mais difícil, mas também o mais entusiasmante - lutar pelo que se acredita. Saibamos responder a esse desafio." - Está tudo pronto Dr. Freitas, mando embrulhar e entregar em casa ou é para comer aqui!? Convinha que o Senhor se chegasse à frente rápidamente...
-MB-

1 Comments:

Blogger E depois do adeus... said...

Pois...parece que me enganei. Deixa lá vir o "regresso às aulas" e ver no que isto vai dar.

-MB-

7:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home