quarta-feira, fevereiro 08, 2006

A MÃE DE TODAS AS OPA’S

1. A posição dominante que actualmente a PT detém no mercado português de telecomunicações é criticável. A separação das redes de cobre e de cabo foi repetidamente exigida, nomeadamente pelos partidos de esquerda.

2. A “Golden Share” que o Governo Português tem na PT deixará, a muito curto prazo, de existir. Exactamente por causa destes “direitos especiais” do accionista Estado, a Comissão Europeia abriu recentemente um processo de infracção contra Portugal. A “Golden Share” rapidamente se transformará numa normal “share”, e o Estado será simplesmente dono de 500 acções da PT.

3. Quando a Sonae lança uma OPA sobre a PT a única coisa que há a realçar é que o mercado está a funcionar. E não há problema nenhum em deixar o mercado, devidamente regulado, funcionar. Nem ninguém tem nada que se meter nos investimentos do Sr. Belmiro de Azevedo. Era, de facto, só o que faltava…

4. Parece-me evidente que o Eng. Belmiro de Azevedo não é estouvado… muito menos imprudente. Logo, terá certamente acautelado todos os vectores deste complexo negócio: o Estado terá o problema "Golden Share" resolvido e verá concerteza o seu interesse acautelado (talvez através de uma “carta de intenções” ou de um acordo parassocial); a Telefónica, debilitada depois da aquisição da inglesa O2, ficará com a totalidade do negócio brasileiro Vivo, que há muito cobiça; os Fundos vendem a quem der mais; o BES está naturalmente fora de jogo.
5. Enquanto muitos navegam no reino da Utopia, O Eng. Belmiro de Azevedo tem os remos bem cravados nos mares da realidade. O seu empreendedorismo e a sua coragem são de elogiar, até por serem cada vez mais raros.

6. A Sonae está disposta a vender ou a rede cobre, ou a rede cabo. Bom senso e clarividência.

7. Vai ser engraçado ver a actual administração da PT a apregoar “não vendam!” e os accionistas a venderem…

8. Talvez por causa das (justas) críticas que Miguel Horta e Costa ouviu da boca do “Sr. Sonae”, foi evidente o estado de tensão durante a conferência de imprensa da actual administração… O lenço e a gravata 2 milímetros fora do sítio evidenciavam a altercação interior que o actual homem forte da PT vivia.

9. Parece-me indiscutível que a maior empresa portuguesa será do maior grupo económico português…

-ZPA-

1 Comments:

Blogger David Martins said...

A verdade é essa, apesar de ser o maior negocio até à data em Portugal, é apenas o mercado a funcionar.

As "Golden Share" são a prazo e poderá ser uma opurtunidade unica para preservar a PT em mãos lusas.

Depois do investimento no Reino Unido efectuado por parte da Telefonica na aquisição da O2 não sei se a aquisição da Vivo será também assim tão facil.

Separação cabo/cobre: Consumidor agradece.

O Dr. Horta e Costa talvez seja melhor juntar-se à CGTP na luta pelos postos de trabalho.

E caro ZPA.. Parece-me indiscutivel que a maior empresa portuguesa será do maior grupo económico português... se não existirem "interesses de bastidores" a serem salvaguardaddos (Portugueses ou Espanhois).

2:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home