terça-feira, junho 21, 2005

DEMENTIA PREACOX

O termo deriva do grego e significa "cisão da mente". Foi inicialmente utilizado para descrever uma doença que passou a ser conhecida como esquizofrenia. Aqui, encontra informação sobre o tema, que ajudará a uma melhor leitura das próximas linhas.
O aproveitamento que a direcção do CDS faz de uma notícia onde, alegadamente, uma misteriosa trindade de maus perdedores teria posto em causa a lisura processual que deu lugar às eleições directas do líder do CDS e à transparência das mesmas, traduz em meu entender, um alarmante sintoma de Dementia Preacox.
Alimentar polémicas deste mau gosto, e lançar para o ar atoardas do tipo: isto é "um ataque cobarde à honorabilidade do partido", não enobrecem nenhuma direcção partidária, bem pelo contrário, e só podem ser justificadas por um estado alucinogéneo tal, que se começa a ver inimigos e teorias da conspiração onde estes, manifestamente, não existem.
É público e notório que a malta cá de casa esteve, no último congresso, com a moção derrotada. Da mesma forma, houve quem na família, no local próprio e dando a cara, criticasse a manifesta ausência de sentido de oportunidade da direcção do CDS pela convocação de eleições directas para esta altura, considerando-as desnecessárias do ponto de vista formal, e prejudiciais do ponto de vista político. A legitimidade de Ribeiro e Castro não é passível de ser questionada, e o partido fazia bem melhor em manter-se concentrado no objectivo autárquico.
Quando vemos figuras como Telmo Correia, António Pires de Lima ou Álvaro Castelo Branco, a dar a cara, dizendo que consideram mau o resultado das directas do último fim de semana, o número de possíveis anónimos com mau perder tende a reduzir-se practicamente à exiguídade do conjunto vazio. O que suscita a dúvida sobre quem serão estas "vozes" destituidas de fair-play.
Vamos para eleições autárquicas. Não estamos, absolutamente, em altura de criar "inimigos sem rosto". Onde se deveria promover a união, começa a praticar-se a acusação. É má estratégia. Por nós, aqui em casa, continuamos empenhados num único objectivo: contribuir para um bom resultado do CDS nas eleições autárquicas. Não é tempo, ainda, de nos distraírmos com outros assuntos.
É processo recorrente em lideranças fracas o surgimento desta tentação esquizofrénica. Promove-se a afirmação com recurso à demonização um adversário (imaginário no caso) que urge desconsiderar. Por contraste com a capacidade de apresentar uma visão que mobilize e promova a união das "tropas".
É pena.
-MB-