terça-feira, maio 03, 2005

A MARCA

Uma das principais preocupações do Presidente da República é a de deixar a sua Marca nos mandatos que faz enquanto ocupante do Palácio de Belém. Nos seus primeiros cinco anos não o conseguiu. Agora que está quase a completar o seu segundo mandato, já o conseguiu fazer, mas pela negativa. Vamos a dois exemplos concretos.

O Primeiro é o da dissolução do parlamento em Novembro e a consequente Via Verde para a Maioria do PS.

O Segundo é, o de não querer viabilizar a realização do Referendo ao Aborto. Entende, o Chefe de Estado “ não estarem asseguradas as condições mínimas adequadas a uma participação significativa dos portugueses”, ou seja, uma vez mais Jorge Sampaio, temeu tomar uma atitude que levaria a algumas discussões fracturantes na sociedade portuguesa, e remete a decisão para o seu sucessor como mais alto magistrado da nação.

Sampaio, dá uma no cravo e outra na ferradura. Com uma mão dá com a outra tira, no caso, tirou o tapete ao seu próprio partido. Será que agora o PS vai permitir que avance o projecto das deputadas humanistas da sua bancada para suspender os julgamentos em curso até à alteração da Lei?

-AB-