quarta-feira, junho 08, 2005

TERRA QUEIMADA

Não sou um entendido em história mundial mas sempre atribuí aos russos a invenção da chamada “politica da terra queimada”. Que me desculpem se não foi deles a autoria mas para o efeito até nem é importante.
Ora como o próprio nome indica tal politica consistia em literalmente queimar as próprias terras para que, quem viesse a seguir (de preferência, o inimigo…) ficasse a “ver navios” e dela (da terra) nada pudesse retirar ou extrair para a sua sobrevivência. Devia ser doloroso destruir o próprio património mas os fins justificavam os meios.
Julgo que os exércitos franceses e os alemães sofreram, em tempos diferentes obviamente, com este táctica militar.
Poderão dizer que brinco com coisas sérias. E têm razão.
Mas o que hei-de eu fazer se saio do escritório em VNF e vejo fumo por todo o lado. Vou para casa e Matosinhos cheira a caruma ardida (que saudades da refinaria!). Vou "de fim de semana" e dizem-me que na Fig. Foz não se consegue ver o sol tal é o cenário de destruição!
Mas está tudo doido ou quê? Isto anda a arder há três anos seguidos e parece que ninguém, apesar de imensos estudos e de imensas aquisições de equipamento e de imenso treino e de…e de…, parece conseguir impedir esta destruição! Não posso acreditar que se passem este tipo de situações noutros países civilizados. Não acredito. Nem me digam que é do clima. Não explica tudo. É claramente um problema de ORGANIZAÇÃO!
Ou então, num delírio estadista (repito delírio, doutra forma ainda me levam a sério) de quem não sabe governar, é acreditar que faz parte de uma qualquer política de terra queimada para não deixar mais nada para ninguém.
O pior é que está a resultar.

-GLX-