TRISTE ESPECTÁCULO
Chega de jornalismo sensacionalista. Já não suporto ver a abertura dos telejornais com os ecrãs atrás do pivôt, a crepitar com as matas nacionais.
Chega de repórter a fugir das chamas em directos arfados e chorados.
Chega de ver os media transformar-se no palco da fama efémera de um bando de doentes mentais que espumam de prazer ao ver o poder de imagens por si proporcionadas.
Chega de competir pela peça jornalística com mais ranger de dentes, baba, ranho e cordeirinhos resgatados das chamas.
Isto não é informação, isto não é jornalismo, isto não é, sobretudo, socialmente responsável.
Informar não é sinónimo de impressionar. Programação informativa não é programação de entretenimento. É assim tão dificil perceber isto caramba!?
Parece que sim. Infelizmente.
PS: O comportamento dos média, não deixa a desejar apenas neste assunto em particular. O comportamento é infelizmente padrão transversal a todos os temas tratados. Os media não se podem alhear da componente de formação inerente à função de informar. Vai ser interessante daqui a 20 ou 30 anos, olhar para trás, e analisar os danos causados na sociedade portuguesa por esta época sem ética nem responsabilidade social.
-MB-
2 Comments:
Aparentemente - respondeu António Costa a Francisco Louça na semana passada na AR - existirá um acordo entre as três Tv's de não passarem imagens das chamas em primeiro plano. Se existe, porque é que não é cumprido?
Concordo. Penso apenas que daqui a 20 ou 30 anos não vamos olhar para trás e ver os danos causados nesta época sem ética. Para mim, daqui a 20 ou 30 anos estaremos pior.
Enviar um comentário
<< Home