segunda-feira, junho 27, 2005

IMPLOSÃO

O termo plural, quando utilizado para qualificar um fórum de discussão, pode traduzir pluralidade de opinião no sentido de promover o confronto de ideias e o debate. Ou, pelo contrário, pode limitar-se a implicar uma ideia de multiplicidade de contributos e de autores, afinado pelo mesmo acorde.
Devemos, assim, assinalar este pequeno - mas importante - pormenor. Ser plural não implica necessariamente ser variado, moderno ou tolerante. Mais bem dito, não significa obrigatoriamente a promoção da existência de uma heterogeneidade de opinião que se espera enriquecedora.
O Barnabé, enquanto montra do BE na blogosfera, adoptou com astúcia essa pluralidade. Vendeu como "plural" um produto para o qual contribuiam vários autores afinados num acorde. Quando um aparente erro de casting quebra a "disciplina partidária", tomando pluralidade por heterogeneidade, a casa vem abaixo.
O Barnabé não tem por que ser um forum de opinião, sem qualquer critério "editorial", sem uma linha ou sensibilidade política. Tem donos e, como em tudo que é propriedade privada, eles que façam dele o que entendem. Não podem é pretender ser o que não são e nunca serão.
O Barnabé implodiu. Como todos os regimes de sentido único na produção intelectual, implode vitíma de si mesmo e da sua intolerância. Sem processos disciplinares, é certo, mas intolerante.
Descanse em paz.
-MB-
PS: É urgente que uma rapaziada qualquer assegure a ocupação do espaço agora vago. A blogosfera já não passa sem um cheirinho a erva.

2 Comments:

Blogger Bart Simpson said...

O que vocês deviam fazer era fumar uma boa erva...

2:55 da tarde  
Blogger Freddy said...

Amigo Barbosa cá venho eu conhecer mais uma faceta tua, a de blogger recente...
Como já ando pela blogosfera há cerca de 2 anos, pelo q li daqui só posso dizer q é bom blog e q vai ter link no meu Zona Franca...

Qto à implosão do Barnabé só posso dizer Ah!Ah!Ah!
Mas acho q esses gajos nunca morre...

Aquela abraço amigo, Frederico Marchand

P.S. - Um abraço também para o João

1:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home