terça-feira, maio 24, 2005

GOOD BYE LENIN!

Angela Merkel, Mulher, 50 anos, Protestante, dois casamentos, sem filhos, formada em Física, com carreira de I&D, Alemã de Leste, viveu 35 anos da sua vida sob o regime ditatorial de Honecker. É esta a mulher que lidera a CDU alemã e pode vir a fazer história na Democracia da Alemanha reunificada.

Prometi aqui estudar a questão, e aqui está o primeiro deliverable do projecto! Não tenho ainda grande informação no que toca à proposta política, mas tenho já bastantes dados sobre aquela a quem apelidaram de Merkel Raider.

O caminho para o poder está aparentemente livre para Merkel (uma sondagem ontem dava-lhe 17% de vantagem nas intenções de voto). Os alemães questionam no entanto se o país está preparado para ter uma Mulher no comando da Chancelaria. Mais, questionam sobretudo, se o país estará preparado para ter um alemão de leste, no lugar de Chanceler. O actual Chanceler, Schroder, não é alheio a esta questão, e propõe-se a orientar a campanha no sentido do confronto de perfis e de personalidade, algo nunca visto nos combates eleitorais alemães.

No entanto, os trabalhos que a esperam não são fáceis. Apresentada como hesitante na tomada de decisão, sem grande cariz ou capacidade de turnarounds quando atacada, questiona-se a sua preparação e adequação para os desafios que pode vir a ter de abraçar. Acusada pelos que privaram consigo no outro lado do Muro de Berlim de se ter convertido ao modo de vida ocidental, enfrenta também hostlidades no seu partido, onde nunca foi vista como uma igual (por ser mulher, por ser de leste e por ser protestante), é apontada como alguém que teme a qualidade dos que a rodeiam, tendo afastado muitos dos melhores quadros da CDU, e criticada pela ânsia de poder que aparenta (alegadamente o seu percurso pautou-se por um aproveitar dos vazios de poder gerados pela saída de Helmut Khol em consequência dos escândalos que em 98 assolaram os Democrata Cristãos Alemães).

Retratam-na como uma Mulher demasiadamente ocidental quando vista da Alemanha de Leste, e demasiadamente oriental quando vista da antiga RFA. Uma estrangeira na actual Alemanha! Assim termina o artigo que proponho para quem queira aprofundar o resumo que aqui vos deixo.

É um artigo dividido em duas partes, que são lógicamente a primeira, e a segunda!

-MB-