segunda-feira, maio 23, 2005

AMARGO DE BOCA

Acossado por uma derrota esclarecedora nas eleições regionais para o estado de North Rhine-Westphalia, o SPD decide antecipar as eleições legislativas, esperadas em 2006, para o Outono de 2005. Note-se que em causa está a derrota eleitoral num dos estados mais populosos e industrialisados da Alemanha, onde a taxa de desemprego, segundo li algures chega aos 12,5% da população activa. Note-se, por contraponto, que a CDU governa na Baviera desde a 2ª Guerra Mundial, sempre com votações maciças, e apresenta entre outros indicadores, a mais baixa taxa de desemprego da Alemanha.
A notícia está aparentemente a provocar uma onda de entusiasmo na blogosfera lusitana. Efectivamente, o simples facto de ver estraçalhada a teoria bloquista do "Eles mentem, eles perdem", não deixa de justificar algum regozijo.
No entanto, segundo informações arrancadas a saca-rolhas*, aos meus companheiros alemães (que não são fanáticos do SPD), a situação não gera grandes optimismos pois, apesar de a CDU liderar as sondagens, não terá - aparentemente - um líder capaz de ombrear com Schroder, ou com o carisma exigível à imposição de medidas para retirar o país do impasse em que se encontra. Será mais avisado esperar para ver, e guardar as trombetas da vitória para mais tarde. Até porque, a bem da verdade, não sabemos quais as diferentes opções no que toca aos principais vectores da política externa e económica entre os dois partidos. Prometo aprofundar esse tema, e voltar com alguns esclarecimentos assim que possível.
* - Sim, a saca-rolhas! Em Portugal o Benfica ganha o campeonato e o país (aparentemente com o agreement de governantes e fazedores de opinião) pára. Por cá, o governo pede a antecipação das eleições, o Eintrach Frankfurt sobe à primeira divisão, e nos locais de emprego, business as ususal, quais comentários, RGA's na sala do café, ou conversas de de corredor. É talvez por isso que alguns, "passando-a" mal, "passam-na" bem melhor que nós.
-MB-