terça-feira, outubro 18, 2005

SOBRE O METRO? NEM UMA LINHA!

Andei de jornal em jornal, procurei nos dois diários da especialidade, dei uma vista de olhos em dois ou três blogs que gosto de ler quando se trata deste tipo de assuntos, e nada...não encontrei.
Do pouco que vi na leitura diagonal que fiz da comunicação social de hoje fiquei a perceber 2 ou 3 coisas:
1. O governo PS não é sério quando diz que não aumenta impostos. Ataca as famílias à traição, promovendo um aumento indirecto dos impostos.
2. O investimento mantém-se em níveis ridiculos, e as opções são mais que criticáveis. A este propósito, justifica-se o regresso à micro-causa - importa-se o governo de publicar os estudos que provam iniquivocamente que a construção do aeroporto da OTA é social e economicamente uma opção sustentável? É que já estamos em meados de Outubro, e o governo tinha prometido que os poderiamos ver antes do S. Martinho...
3. Não encontro, uma linha sobre o Metro do Porto. Impõe-se por isso perguntar:
Será que terminou de vez a polémica estival sobre este importante projecto para a região?
Estará o governo do PS, a preparar-se para asfixiar política e financeiramente um projecto vital para toda a região norte, e em particular para a Área Metropolitana do Porto?
Entadamo-nos: o governo não pode impedir o desenvolvimento de uma região tão determinante para o país como é a AMP, motivado por uma visão minimalista do país ou, pior ainda, pelo ressabiamento partidário!
Razão tinha o Dr. Ribeiro e Castro - O governo deveria ter tido a coragem de apresentar este documento antes das eleições autárquicas!
PS: A decisão de abandonar o arranque do projecto da alta velocidade pela ligação a Vigo, revela uma estratégia que visa destriuir as aspirações da região a ascender a um pólo logistico verdadeiramente competitivo (Porto de Leixões; Aeroporto Sá Carneiro, Alta Velocidade e Rodovia). Quando a prioridade passa a ser a ligação da alta velocidade ao Porto de Aveiro, torna-se fácil perceber a estratégia. É necessário reagir!
-MB-