quinta-feira, maio 12, 2005

HORRORES...

Há assuntos sobre os quais é difícil falar. A violência sobre as crianças é um deles. Mas quando vemos notícias como as que temos visto nos últimos tempos, não podemos deixar de nos perguntar como é possível que estas coisas aconteçam.
O problema é que depois a tentação imediata é procurar culpados longe do ambiente familiar em que tudo aconteceu. A culpada é a assistente social, que não teve cuidado a fazer o relatório; é o tribunal, que demorou muito tempo a decidir; é o Estado, que não tem mecanismos, nem pessoas, nem apoios; é a sociedade que discriminou o pai toxicodependente ou a família disfuncional...
Tudo isto tem muito de verdade, mas não terá também muito de facilidade? Ao procurarmos causas que podemos controlar, não estaremos também a fechar os olhos àquilo que não podemos evitar? Até que ponto conseguimos lidar com a realidade de que há pessoas capazes de cometer atrocidades contra os seus próprios filhos?
Nunca acreditei que a desresponsabilização das pessoas face aos seus actos, e que a imputação das suas culpas aos outros, sejam os outros a sociedade, o Estado e os tribunais, fosse solução para alguma coisa.
Mas também nunca acreditei, nem vou passar a acreditar, que o melhor seja desistir e achar que os problemas não têm solução. Por isso, tem que ser possível fazer alguma coisa para que estes casos deixem de acontecer. O quê, não sei. Mas sei que vale a pena fazer a pergunta.
- CM -

1 Comments:

Blogger JMTeles da Silva said...

Fazer o quê,não sei também, mas sei o que não fazer.Despenalisem as drogas "leves" e vão ver multiplicarem-se por mil estes casos. Tudo em nome da "liberdade" do indivíduo.

10:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home