sexta-feira, maio 20, 2005

CHEGOU A HORA DOS SACRIFÍCIOS...

De facto, às vezes parece que o Mundo está virado de cabeça para baixo. Depois de termos tido três anos de PS a vociferar contra a obsessão pelo défice, eis que os papéis se invertem. O PS é neste momento o grande paladino do combate ao défice, prestes a iniciar a grande Cruzada da Consolidação Orçamental. Para isso começou, com o precioso auxílio de vários comentadores iluminados e da comunicação social de uma maneira geral, uma grande encenação com o único objectivo de transferir a responsabilidade dos sacrifícios e das medidas impopulares para o anterior Governo.
E, por muito que nos custe, a verdade é que o que o António Pires de Lima disse é isso mesmo: é verdade. O anterior Governo tem a sua quota parte de responsabilidade. Mas o que é também verdade, é que os portugueses votaram no PS precisamente por não acreditarem nisso. Por acreditarem que não são precisos sacrifícios. Por não estarem dispostos a fazê-los. Por acharem que o Estado não gasta demais. Por pensarem que basta fazer cortes nos gabinetes ministeriais para que o problema desapareça.
Ora, infelizmente, o problema não vai desaparecer com facilidade. São precisas medidas difíceis. São mesmo precisas medidas em muitos casos injustas. A dura realidade é que Portugal não tem recursos para proporcionar a todos aquilo que seria justo que o Estado prestasse. E enquanto os eleitores não perceberem isto, vão continuar a votar em partidos que depois não cumprem o que prometeram. Não cumprem porque é simplesmente impossível cumprir. Prometem porque sabem que não ganham eleições se não o fizerem. O desastre eleitoral dos partidos que constituiram o anterior Governo é o exemplo mais eloquente disso.
E, portanto, é preciso que as pessoas tenham noção de que a situação financeira de Portugal é sobretudo responsabilidade de todos nós. É o resultado de todos querermos pagar menos, e receber mais do Estado. Seria bom se fosse possível. Mas não é...
Chegou a hora dos sacrifícios...
-CM-