domingo, julho 03, 2005

CONCENTREMO-NOS NO ESSENCIAL

À medida que o modelo em que actualmente vivemos vai provando as suas contradições, vai ganhando força, em todos os fora, a convicção de que só uma política virada para a criação da riqueza, que promova o emprego e a inovação, onde a intervenção do Estado se reduza ao indispensavel, assegura realmente o bem estar comum.
Se essa crescente adesão aos ideiais do liberalismo é de apreciar e promover, já o azedume com que alguns supostos liberais, convencidos da sua pureza doutrinária, a têm recebido, me parece de evitar.
Não sei se esta "vaga liberal" é genericamente utilitária, táctica, estratégica, convicta, genuína ou resignada. Sei que é um sinal inequívoco da falência do Estado Providência. E sei também que por muito mediática que se tenha tornado nos últimos meses, ela é ainda muito incipiente para que se abram já fracturas no seu interior.
O caminho da transição para um modelo liberal parece-me um caminho longo e díficil: os eleitores, que na sua maioria vivem de prestações do Estado, não querem ouvir falar de perder privilégios; os partidos, por sua vez, vocacionados para a conquista do poder, não estão dispostos a perder votos com propostas impopulares. Admitindo que, em democracia, não é possível a substituição do actual modelo sem a adesão da maioria dos agentes políticos, talvez fosse útil que todos se empenhassem na promoção da mensagem, em vez de desperdiçarem energias a combater os seus protagonistas.
Aceitando o tradicional cepticismo com que qualquer novidade é recebida - mesmo na direita liberal - sugiro aos mais inflamados divulgadores da ideia de que o movimento "Noites à Direita- Projecto Liberal" pretende golpes de estado partidários, é dominado por forças ocultas ou não tem na sua origem convicções suficientemente sérias, que façam o favor de marcar presença no Café Nicola no próximo dia 5 de Julho. A participação de todos é maior prova de autenticidade, independência e eficácia que podemos invocar.
-FCP-

3 Comments:

Blogger RAF said...

Filipa,
Concordo. Nesta fase, e como escrevi no Blasfémias, pouco me importam as motivações, porque só o tempo se encarregará de as desvendar.
Lá estarei no dia 5 de Julho, no Nicola.
Até lá,
Rodrigo

10:59 da tarde  
Blogger Freddy said...

Mas o que interessam são mamas como o Rend.Mínimo Garantido e tangas assim, não é???

Enfim, comam do prato agora!

Abraço da Zona Franca

1:39 da manhã  
Blogger Pedro Gomes Sanches said...

Escrevi aqui, em comentário ao artigo do António Pires de Lima aquilo que pode ser, numa leitura superficial, considerado um ataque ao projecto “Noites à Direita – projecto Liberal”. Não é. Em boa verdade, apesar de continuar a achar que o CDS a que Pires de Lima pertenceu, esteve longe de ser um bom agente do Liberalismo, nem julgo sequer interessante ou útil fazer, agora, qualquer acerto de contas. Ainda que, porém, haja coisas que, num projecto deste tipo, importe esclarecer; nomeadamente no que diz respeito a direito individuais ou às relações com as igrejas, para dar só dois exemplos. Mas mais, cara Filipa: apesar de tudo, tenho até simpatia pelas posições públicas de Pires de Lima. Procurarei lá estar, amanhã.

2:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home