quinta-feira, março 30, 2006

O NEVOEIRO


Hoje, vim para Lisboa envolto pelo nevoeiro matinal.

Luzes ligadas, auto-estrada fora, perdido nos meus pensamentos, lembrei-me da lenda de D.Sebastião, para de imediato perceber que, tantos séculos depois, também neste preciso momento, muita gente olha para o nevoeiro à espera de um D. Sebastião.

Não virá de Alcácer-Quibir, mas por certo de muito mais perto.

Mas quem é ele, o D. Sebastião do Século XXI?

Os nomes andam no ar.

-AB-

quarta-feira, março 22, 2006

COLATERAL

A OPA da Sonaecom sobre a PT, a concretizar-se, traduzir-se-á num importante "choque de gestão" que não deixará de impactar positivamente toda a economia nacional.
Estamos todavia longe da efectivação desse negócio, do qual, apenas especuladores, analistas a soldo do operador incumbente, e alguns velhos do Restelo vão ainda duvidando.
Ainda assim, e não obstante a ridícula reacção da PT à oferta da Sonaecom, começamos a assistir - como que por magia - aos primeiros danos colaterais de tal oferta. Depois de desistir do concurso à operadora móvel Tunisina alegando que esta seria uma operação que não garantia à PT o controlo da gestão (lembro que esta é uma das premissas de Paulo Azevedo para a internacionalização da PT, uma vez realizada a operação, e que até ao momento não norteava as decisões de internacionalização da empresa) vemos agora que:
Importa perguntar: Devem os accionistas da PT financiar uma operação que, desde o seu início, consome recursos financeiros em vez de proporcionar a adequada remuneração do financiador?
-MB-

terça-feira, março 21, 2006

DEFINIÇÃO DE «ANTAGONISMO MILITANTE»



aqui tinhamos conversado sobre este senhor.



-MB-

UM ANO DEPOIS, O QUE MUDOU?

Também não sei bem o que é essa coisa da refundação da direita. Temo que seja um apelo desesperado daqueles que não se conseguem rever em nenhum dos partidos que, supostamente, a representam. Uma coisa lhes asseguro: não é certamente através do PSD que se funda ou refunda o que quer que seja. De resto, está visto que o PSD não é verdeiramente um partido de direita, é antes um partido de poder, cujo discurso programático assume os matizes que convêm a cada ciclo eleitoral. Se a coisa é bem planeada, lá temos governo, se bem que da última vez bem se viu que foi preciso vir bater a outras portas.
É verdade que o resultado do último Congresso do CDS não foi muito animador para os que, como eu, tinham a esperança de o ver assumir-se descomplexadamente como um partido que vê na organização da economia o principal factor de criação de riqueza, que defende os empresários, a concorrência, a classe média e a estruturação de um sistema de ensino que dote os cidadãos dos instrumentos necessários à sua afirmação. Mas não vejo no PSD, e muito menos neste PSD, a capacidade para propor ao país este nosso projecto, que é humanista porque se preocupa com as pessoas e com a sua individualidade, que é tolerante porque não assenta em visões totalitárias da sociedade, que é abrangente porque radica na inalienável liberdade de cada ser humano e que é coerente porque é presidido, construído e conduzido por fundamentos axiológicos bem definidos.
Ora a ressaca do Congresso tem mostrado que, mais do que pessoas, o que lá se venceu foi uma corrente liberal cuja importância e dimensão se revelaram precisamente na derrota. E isso, se quisermos ler bem as coisas, é muito mais positivo do que parece. É que, justamente, esta é a oportunidade da linha vencida se organizar, se estruturar, encontrar um líder e ocupar o seu espaço. E, acredite-se ou não, para quem conhece o CDS há tantos anos, perecebe-se que nunca como agora essa oportunidade surgiu de forma tão promissora.


-FCP-

quinta-feira, março 16, 2006

GRANDES CLÁSSICOS - CALIMERO

Calimero, mais um favorito de muitos!!! Inicialmente criado para uma campanha publicitária, este passarito preto veio a dar corpo a uma das séries animadas mais vistas de sempre. Andava com uma casca de ovo na cabeça e a choramingar "é uma injustiça!!!!". Foi uma série de culto onde Calimero carpia infelicidades e injustiças sempre que o seu inimigo (um pato menino-bem) o submetia às mais variadas diabruras.
-MB-

RECEITA REALMENTE IMPORTANTE

Receita simples com tempo de preparação imprevisível para cozinheiros com mão (direita):

- Falar do que realmente importa – impostos, peso do Estado, desemprego;

- Dose robusta de pragmatismo;

- Não esquecer que é essencial divergir do PSD;

- Mistura-se tudo, assumindo de uma vez por todas que é limitadora a cruzada anti-aborto e começa-se a falar de outras coisas, porque o país tem outras prioridades;

Percebe-se isto e serve-se, depois de estágio para apurar, lá para 2009.
-ZPA-

SUN TZU PARA UM AMIGO...

"Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada."- Sun Tzu, A Arte da Guerra
-ZPA-

terça-feira, março 14, 2006

PERGUNTAR NÃO OFENDE...

Quem é o JPP de que todos tanto falam?

-ZPA-

segunda-feira, março 13, 2006

IGNORANTES

Sempre que sai do gabinete e lhe espetam um microfone à frente, Freitas do Amaral diz uma alarvidade qualquer.

À margem do conselho de ministros informal dos Negócios Estrangeiros, Freitas requalificou os licenciosos de ignorantes, ampliando assim esta já famosa designação para “licenciosos ignorantes”.

Assim, aqueles que não estão de acordo com o Professor são ignorantes, cumprindo a lógica sempre inteligente do “ou estás comigo ou estás contra mim”. Todos sem excepção de género, raça ou religião para não desencadear qualquer guerra civilizacional. Todos ignorantes, nós, os que, graças à nossa liberdade individual, não pensamos como ele. E aí de quem tenha o topete de o julgar enfatuado ou arrogante. È serviço público isto de educar os ignorantes… E é muito o serviço, a ver pela quantidade de “ignorantes licenciosos” que saíram da toca.

Que o Professor ache que uma “enorme ofensa” foi provocada, (esquecendo-se do cozinhado da conferência islâmica de Dezembro) capaz de justificar todo e qualquer tipo de violência, nós, os boçais que constantemente têm a amofinação de o ouvir, já entendemos. O que a nossa ignorância não nos deixa perceber é porque é que o disse e porque insiste em confundir liberdade de expressão com licenciosidade.
-ZPA-

ESTADO DA ARTE, UM ANO DEPOIS

0,3%! 0,3%, é o valor astronómico do crescimento da economia em 2005. A coisa é séria e desanimadora. E torna-se mais séria quando, ao mesmo tempo, o défice público está colado aos 6%, os concorrentes externos aumentaram (em número e qualidade) e o saneamento das contas públicas é liliputiano.
-ZPA-

UM FIM-DE-SEMANA CONFUSO

A próxima assembleia-geral do Sporting vai realizar-se na sala grande do Pavilhão de Portugal. O congresso do PSD decorrerá na mesma casa, na sala pequena. Tudo no próximo fim-de-semana.

Com jeito, ainda vamos ter associados do Sporting a votar para autorizar a venda do património imobiliário do PSD e militantes do PSD a votar Marques Mendes para presidente do Sporting.
-ZPA-

quinta-feira, março 09, 2006

ENERGIA EÓLICA: O MOINHO


-ZPA-

SIMÃO, O SOM E O MESTRADO

"Simão tem a capacidade de aumentar e diminuir o volume onde quer que jogue, e enquanto o seu tiro voava para o canto superior foi como se desligassem o som. Na maioria das vezes são os pés esquerdos dos futebolistas que são descritos como 'educados'. Ora aqui está um jogador cujo pé direito tem um Mestrado"- The Guardian

-ZPA-